Reciclar

Reciclar

O termo "reciclagem" surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica.
As indústrias recicladoras são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação. Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial.
Reciclagem pode ser definido como o processo pelo qual o material que já foi utilizado é aproveitado como matéria-prima para a produção de novos bens de consumo.
Cerca de 84% do lixo doméstico é reciclável. 

Existem processos de reciclagem que podem ser realizados em casa, como a utilização do óleo de fritura usado para fazer sabão, compostagem de material orgânico para fazer adubo para plantas e até mesmo a reciclagem de papel.
Mas a maior contribuição que cada pessoa pode dar para a reciclagem, é realizar a separação do lixo em sua residência (pelo menos o orgânico do não orgânico) e dar a destinação correta para cada material.
O lixo residencial tem potencial financeiro e quando é encaminhado para o destino correto, contribui com o meio ambiente e também com o aspecto social, pois esta ajudando na geração de renda para muitas pessoas que trabalham no segmento da reciclagem (catadores, separadores etc.).
Além disso, a reciclagem de materiais permite economizar recursos naturais.

Veja abaixo alguns exemplos:

Reciclagem de 1 tonelada de papel - É poupado entre 15 a 30 árvores, 98 mil litros de água e cerca de 2500 kw/h de energia.

 Reciclagem de plásticos - Contribui para a diminuição do consumo de petróleo.

Reciclagem de alumínio - Economiza 95% da energia que seria usada para produzir o alumínio primário. Além disso, a cada quilo de alumínio reciclado, 5 kg de bauxita (minério com que se produz o alumínio) são economizados.

Aprendendo a reciclar

Clique no link abaixo para visualizar algumas ideias.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário